domingo, fevereiro 27, 2011

Adeus a Moacyr Scliar


Abrindo o Twitter esta manhã, dei de cara com a notícia da morte de Moacyr Scliar. Isso me entristeceu duplamente, primeiro porque perdemos um ser humano fantástico - quem conhece sua trajetória como escritor e médico sabe disso - segundo porque Moacyr é um dos maiores autores brasileiros dos últimos tempos.

Meu contato com sua obra se deu na adolescência, através do livro de contos A Balada do Falso Messias, que recomendo a qualquer um sem restrições. Depois, aos poucos, fui me apropriando do restante da obra - ou pelo menos parte dela, já que Moacyr era um escritor prolífero. De tudo quanto li, destaco o conto (ou será noveleta?) Os Contistas, onde todos nós, escritores, podemos nos ver retratados pelo menos em algum detalhe, e o magnífico romance O Centauro no Jardim, citado em vários estudos sobre ficção fantástica.

Não vou me estender em análises sobre Moacyr e seu trabalho. Outros o farão melhor que eu. No entanto, não quis deixar o momento em branco, sem ao menos uma nota como homenagem - uma das muitas que virão ao longo do dia e dos próximos dias, por parte de leitores como eu.

Muito obrigada por tudo, Moacyr.

Boa jornada.

2 comentários:

Geltha Dubon disse...

Oi,querida!
Amei ter encontrado teu blog,virei aqui sempre...
Já estou te seguindo,claro!
Qdo puder apareça no meu(http://blogdageltha.blogspost.com)

Geltha Dubon disse...

Querida Ana,
Muito obrigada pela visita!volte sempre...
Eu vou estar sempre aqui.
beijinho