quinta-feira, outubro 17, 2013

Um Toque de Gaiman




Não há maus autores para crianças, dos quais as crianças gostem e queiram ler e continuar lendo, porque cada criança é diferente. Elas podem encontrar as histórias de que precisam, e levam a si mesmas até as histórias. Uma idéia copiada e gasta não é copiada e gasta para elas. É a primeira vez que aquela criança a encontra. Não desencorajem as crianças de lerem porque vocês acham que elas estão lendo a coisa errada. Ficção da qual você não gosta pode ser um caminho para outros livros que você pode preferir. E nem todo mundo tem o mesmo gosto que você.

Adultos bem-intencionados podem facilmente destruir o amor de uma criança pela leitura: fazendo-as pararem de ler o que gostam, ou dando a elas livros bons, mas cansativos, dos quais eles (adultos) gostam, um equivalente no século 21 à literatura vitoriana destinada ao “crescimento”. Você vai acabar diante de uma geração convencida de que ler é algo sem graça e, pior, desagradável.

Precisamos que nossas crianças subam a escada da leitura: qualquer coisa que elas gostem de ler as levará, degrau a degrau, até a plenitude literária.


.....

Esta foi uma tradução livre - libérrima - de um trecho da conferência pronunciada por Neil Gaiman acerca de livros, bibliotecas e o futuro. Como escritora, bibliotecária, mãe e principalmente como pessoa, eu não poderia concordar mais com suas palavras. Vale a pena ler na íntegra e refletir.

Nenhum comentário: