quarta-feira, fevereiro 05, 2020

#EspalheFantasia : Por Que Ler Fantasia?


      Pessoas Queridas,

      É com prazer e muito orgulho que iniciamos a campanha #EspalheFantasia. Como o nome já diz, essa é uma ação orquestrada no sentido de conquistar mais e mais leitores para a fantasia – essa vertente muito especial da Literatura Fantástica, onde as coisas acontecem segundo regras próprias e em que percorremos o texto com o fôlego suspenso e os olhos maravilhados.



       Existem muitas razões para ler fantasia, e elas vão além do próprio prazer da leitura, que pode ser proporcionado por todos os gêneros da ficção (e pela não-ficção, se você gostar de obras informativas). As mais antigas obras literárias que conhecemos têm essência fantástica: cosmogonias, hinos sacros, narrativas mitológicas e poemas cujos protagonistas enfrentam monstros e desafiam a vontade dos deuses. E, embora alguns pertençam a linhagens divinas, esses personagens são quase sempre humanos, refletem as qualidades e os anseios dos leitores, que por isso se identificam, sofrem e torcem por eles. É assim que, até hoje, ler fantasia significa fazer uma jornada ao lado do herói.

      E para onde essa jornada nos leva? Outros mundos, talvez baseados no nosso, em tempos mais antigos? Universos construídos pela imaginação do autor? Ou a uma dimensão diferente, uma realidade paralela, que coexiste com o que vemos no cotidiano? Não importa: onde quer que a fantasia nos leve, ela sempre nos traz de volta, e a cada vez regressamos transformados, com uma nova energia e uma nova perspectiva sobre nossa vida, nosso mundo e como enfrentar nossos problemas. Pois isso, também, a fantasia nos proporciona: ela espelha nossa realidade e nos faz enxergar as coisas de um novo ângulo, faz aflorar aquilo que temos dentro de nós. E pouco a pouco nos tornamos os protagonistas de nossa própria história.

*****

      A campanha estará no ar ao longo dos próximos meses. Dela participam escritores, blogueiros, booktubers e instagrammers literários, falando de temas específicos, fazendo resenhas e sugestões de leitura, sempre no gênero fantasia. Se você quiser participar das postagens, entre em contato com um de nós, listados abaixo (preferencialmente a Brena Gentil ou o Paulo Vinícius). Se quiser apenas divulgar a campanha, basta compartilhar com a hashtag #EspalheFantasia.

Vamos à jornada?

                                                                            *****

Participantes (até o momento)


Ana Lúcia Merege (claro), neste blog e no Instagram Ana Merege.

Brena Gentil  : blog Et Survive e Instagram Et Survive

Paulo Vinicius F. dos Santos:  Blog Ficções Humanas , Insta Ficções Humanas , Página Ficções Humanas

Natália Rocha : Insta Fantástico Mundo Literário, Página Fantástico Mundo Literário

João Victório Bevilacqua : Insta Queria Aquele Livro, Canal JVSB no Youtube

Clecius Alexander Duran : Crônicas da Lua Cheia, Insta Clecius Duran

Luis Henrique Bonaventura : Nerd Geek Feelings e Insta Luis Henrique

Fabiana Ferraz : Página da Fabiana e Insta da Fabiana

Julianne Vituri : Insta da Julianne

Celly Nascimento Insta Me Livrando

Nenhum comentário: