quarta-feira, março 20, 2013

Equinócio de Outono




Pessoas Queridas,

Hoje, no Hemisfério Sul, celebramos a chegada do outono, que é para mim um dos momentos mais significativos do ano. É o único dia além daquele que é sua contraparte – o equinócio de primavera – em que a luz e a escuridão duram exatamente o mesmo período de tempo, o que, em muitas tradições, simboliza um tempo de transformação espiritual.

No caso específico do outono, o equinócio é o momento que marca o início da jornada rumo ao inverno, o qual – por mais ameno que seja – é um tempo de recolhimento, de término de ciclo e de preparação para a nova etapa que começa na primavera. Muitas religiões ligadas à natureza iniciam o outono com um festival da colheita, em que se agradece a generosidade da terra por meio de ritos, oferendas e orações.

Para mim, embora não seja praticante regular de nenhuma religião, as estações sempre tiveram um significado especial, que qualquer um pode comprovar através dos meus livros. O Caçador vive da terra, os povos de Athelgard celebram as estações cada um a seu modo, e o livro que estou escrevendo começa, exatamente, com Kieran contando sobre os acontecimentos a partir do equinócio de outono. O Castelo das Águias e Pão e Arte foram lançados nessa estação, e nela iniciei as postagens do blog que, alguns anos e endereços depois, viria a se converter nesta Estante Mágica.

Como veem, tenho muitos motivos para celebrar a estação, inclusive alguns “extra-literários”, e gostaria de ter tempo e espaço para fazê-lo como se deve. No entanto, vivendo na cidade e em meio à correria diária, isso não é fácil, e tive de me contentar com o essencial. Num parque, perto de minha casa, parei por alguns minutos e observei a natureza à minha volta, depois respirei fundo e me concentrei num agradecimento pelas bênçãos que venho recebendo ao longo destes anos. Que eu continue a merecê-las e possa compartilhá-las com aqueles cujos caminhos cruzarem com o meu. E que o inverno, para todos nós, seja o momento para criar histórias cada vez mais belas, nos livros e na vida.

Tenham um bom início de outono. Até breve!

...

Para conhecer os livros citados, veja a página Publicações deste blog.

3 comentários:

Vânia Vidal disse...

Oi, Ana,

Mais tarde irei ao parque da esquina para fazer a mesmíssima coisa: agradecer.

O outono é a minha estação favorita.

beijos,
vania

Ana disse...

Obrigada! Olha, pouco depois desta postagem descobri que hoje também é Dia do Contador de Histórias. Mais um motivo para celebrar!

Astreya disse...

Que lindo, Ana!!