quarta-feira, abril 11, 2012

Pão e Arte : Novo livro de Ana Lúcia Merege



Respeitável Público,

É com muito prazer que venho apresentar minha mais nova travessura literária: Pão e Arte, publicado pela Editora Escrita Fina.

Tal como O Castelo das Águias, primeiro livro da série editada pela Draco, este se passa em Athelgard, porém numa região diferente daquela em que vivem Anna e Kieran: o Oeste, que tem características diferentes das Terras Férteis. Os personagens também são diferentes... ou talvez nem tanto. Isso porque, se não há magos ou Magia neste livro, por outro lado os protagonistas são aventureiros e contadores de histórias, assim como Anna. Um deles talvez até seja conhecido de alguns (poucos) dentre os meus leitores: o saltimbanco Cyprien de Pwilrie, herói de O Jogo do Equilíbrio. No entanto, enquanto O Jogo narra os trabalhos e preocupações de um homem adulto, Pão e Arte é contado sob o ponto de vista de um menino e se destina a um público igualmente jovem, a partir de 11 ou 12 anos.

Em breve voltarei para falar um pouco mais sobre o livro e o personagem, inclusive a forma como no futuro sua história vai se cruzar com a de Anna e Kieran. Por enquanto, aqui vai a sinopse fornecida pela editora:

Um jovem saltimbanco, chamado Zemel, viaja com seu mestre, o artista de fantoches Cyprien de Pwilrie, para o Oeste de Athelgard. Vão com eles outros artistas e artesãos, como o ferreiro Hank e sua esposa, Katja. Estes dois, numa reviravolta surpreendente, acabam por sequestrar Zemel quando chegam a Golrod, cidade em que ambos já viveram. Agora o lugar passa por grandes problemas, como a escassez de alimentos, em razão de uma aposta entre dois senhores de terra que buscam reduzir os camponeses à escravidão.

Cyprien de Pwilrie, homem justo, verdadeiro paladino medieval, diante do absurdo da disputa dos dois senhores e do revoltante sequestro de seu aprendiz, trama um plano para, junto com seus amigos e os camponeses oprimidos, invadir o castelo de Golrod e acabar com aquela situação de desrespeito e tirania. Nessa empreitada, Cyprien também conta com a ajuda corajosa de Zemel, que se torna um informante do mestre dentro do castelo.

Uma narrativa que celebra a justiça social, bem como a amizade e admiração tão frequentes na relação de mestre e aprendiz.


Parece legal? Espero que sim, ou não haverá moedas no meu chapéu... :)Aguardo comentários!

Abraços pra vocês e até a próxima!


4 comentários:

Allana disse...

Livro novo da Ana, uhul! \o/ Mais um pra coleção. :)

Astreya disse...

AAAAh, quero ler!!! Vou juntar minhas moedas de ouro e desejo que seu chapéu fique cheinho, Ana! Você com certeza merece!

Kyanja Lee disse...

Com certeza, será um livro que adquirirei para o meu filho caçula, para que cada vez mais ele possa desenvolver o prazer e o hábito da leitura

Anônimo disse...

Li pois era um livro paradidático para o trimestre da minha escola,um livro gostoso de ler, você não vê as paginas acabando rs. Li em 6hrs. Super recomento a todos é um livro que ao menos uma vez todos devessem ler vale muito apena mesmo.