segunda-feira, julho 04, 2022

Contos (e um Artigo) Publicados : Primeiro Semestre de 2022

Gente amiga,

Ainda muito feliz com o resultado da campanha de Os Pilares de Melkart, e um pouco frustrada por não ter podido ir à Bienal, venho atualizar vocês sobre as minhas publicações. Já saiu até mais coisa, mas vou mostrar o que já tenho na mão (ou, em alguns casos, no virtual). 

Vamos lá:


Das Profundezas saiu em janeiro. Organizada pela Lu Evans, é uma coletânea temática, que trata de encontros com criaturas míticas ligadas a corpos de água: rios, lagos, oceanos. Vários contos são ambientados no Brasil; o meu, intitulado Encontro em Mararaloka, se passa na Antiga Índia, e é mais uma história do jovem herói Mattan de Cartago, de seu amigo Necos e da jovem mergulhadora Rukmini. De todas as coletâneas organizadas pela Lu, eu acho, sinceramente, que essa é uma das melhores, se não a melhor. Vocês podem conhecê-la aqui.


Também organizada por Lu Evans, Estelar republica os melhores contos que saíram em suas coletâneas, bem como um conto da própria Lu e, ainda, os dos jurados do concurso. Sou uma dessas juradas, e o conto que escolhi para figurar aqui foi o vencedor do Prêmio Argos 2021, Vovó Nevasca -- uma história distópica que, embora singela, já fez alguns perderem o sono. Confiram aqui.


Com organização de Ale Dossena, Rafael Bertozzo Duarte e Valter Cardoso, Neon é uma coletânea do NLCAC - Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro - que homenageia os 20 anos de sua existência. Sou um membro remoto desde o início da pandemia. Meu conto se passa entre o mundo atual e a Idade Média e se chama Concerto para o Podestà. O livro pode ser encontrado aqui


Em maio foi lançado um projeto da Incubadora Literária em parceria com a Luva Editora. É um clube do livro com pacotes mensais diferenciados, e um deles dá direito a uma revista, a Litera. Fui convidada para participar de o primeiro número, e para ele escrevi o conto Os Ventos de Tamária, no mesmo universo dos contos que publiquei nas coletâneas Tempo de Dragões, Tempo de Exploradores e Histórias Fantásticas do Guardião. Conheçam o projeto aqui e, se curtirem, considerem assinar! : )


Outra revista, esta virtual, do pessoal do Movimento RPG. A Aetherica traz vários artigos e entrevistas sobre o universo do RPG e também três contos literários. A convite, escrevi um inspirado na Mitologia, que conta como dois fenícios recolheram do mar um náufrago fortão e confuso e o que rolou a partir daí. Confiram Trazido pelo Mar e os outros contos e textos da revista fazendo a assinatura mensal, bem aqui.


Lu Evans disse que Desígnios é a última coletânea que ela organiza, eu espero que venham mais! Por ora, foi um prazer entrar neste livro de contos inspirados pelo Tarot. Minha carta é O Eremita, e o conto A Escolha de Narendra novamente traz o trio Mattan, Necos e Rukmini. Ainda em Makaraloka, ele se veem às voltas com um sadhu muito indeciso.  Encontrem o livro aqui.



Por fim, sob o meu outro chapéu, além de vários artigos publicados na página da BN -- sobre escritores brasileiros e livros de aventura -- saiu meu artigo Assinado : Machado na Comunicação e Memória, revista da Memória da Eletricidade. Falo sobre a publicação de livros no Brasil do século XIX e início do XX, com base, principalmente, nos contratos da Livraria e Editora Garnier existentes na Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional, da qual sou curadora. A revista está aqui

*****

Como viram, foi um semestre bem cheio de novidades. No segundo espero ter mais, porém escreverei menos contos do que nos dois últimos anos. A produção, a partir de agora, deve se concentrar em algo um pouco mais longo, para lançar em 2023 ou 2024... o que não quer dizer que não role mais um continho ou dois, se eu receber  algum convite tentador ou me sentir inspirada a levar meus personagens em alguma aventura.

Até a próxima! 

2 comentários:

Lu Evans disse...

Muito feliz por participar do seu primeiro semestre através de algumas coletâneas. Parabéns pela trajetória e as conquistas!

naagin 6 today episode disse...

Viti this website to watch naagin 6 all episodes online in high quality. this is wonderfull website. https://naagin.one/