sábado, maio 09, 2020

Das Páginas Perdidas de um Bestiário



A criatura nasce em cativeiro, numa jaula de ossos. Dentro desta, para alimentá-la, um coração, do qual irá começar por roer as beiradas, e que, se for frio e consistente o bastante, irá bastar até que chegue à maturidade. Ali ela crescerá, de preferência em segredo: os criadores que deixam seus espécimes à mostra têm menos chances de sucesso. Sabendo disso, a maior parte deles escolhe o anonimato, acabando por se converter em seres tão sombrios e ensimesmados quanto suas criaturas.
O escuro é preferível, assim como o silêncio. Luz e alegria tendem a irritar e inibir os pequenos seres, embora, à medida que crescem, eles se tornem mais resistentes. Perto da idade adulta, já não importa se contam ou não com um ambiente tranquilo, prosperam ainda que em meio à algazarra e ao entusiasmo, e alguns são capazes de coexistir até mesmo com a felicidade. Para que isso aconteça, basta garantir que já tenham devorado a maior parte do coração, e é ainda melhor que tenham se aninhado em seu interior, garantindo o fluxo contínuo de sangue para o interior de suas próprias artérias. Quando isso chega a acontecer, pode-se ter certeza de se haver atingido o sucesso: consumido o coração hospedeiro, em pouco tempo a criatura romperá com garras e dentes a jaula de ossos e se lançará sobre o inimigo.
Então, tudo pode acontecer. Talvez o contendor seja destruído, talvez apenas ferido; talvez saia incólume, cantarolando uma canção pelas estradas enquanto a criatura agoniza em meio ao sofrimento de seu criador. Este é sempre quem recebe o dano maior, razão pela qual não compreendo como pode haver demanda. O sacrifício me parece grande demais, sem que se tenha, ao menos, garantia do resultado.
E, ainda assim, cada vez mais pessoas se esgueiram pelas ruas, braços cruzados sobre o peito, acalentando o ódio que aos poucos lhes devora o coração.

***

Imagem: reprodução de manuscrito de Leonardo da Vinci

2 comentários:

mushi disse...

enfim, uma verdadeira besta dupla: a que destrói e a que a alimenta.


(E um conto legal :D)

Ana disse...

Obrigada!!!