segunda-feira, dezembro 23, 2019

Melhores Leituras de 2019 - Nacionais


Pessoas Queridas,

Como já é praxe, vou deixar algumas linhas sobre os livros que mais gostei de ler ao longo de 2019. Não são necessariamente lançamentos, estão em ordem de leitura e não de preferência, e o fato de estarem aqui significa antes de mais nada: eu tive prazer lendo esse livro. Porque achei bem escrito, porque me inspirou a escrever, porque me fez rir e/ou refletir, porque me fez lembrar minha infância... Enfim, gostei e quero partilhar a experiência.

Este ano não fiz distinção entre juvenis e adultos, fantasia ou ficção realista, apenas farei um post para nacionais e para estrangeiros. Começo pelos primeiros: cinco dentre os mais de cinquenta títulos, não computados contos avulsos e em revistas, que li este ano, escritos por autores e autoras brasileiros. Vamos lá?




Extemporâneo, de Alexey Dodsworth

Até o presente momento, não houve um só trabalho do Alexey, livro ou conto, de que eu não tenha gostado. Este não fugiu à regra, pelo contrário: é um dos meus favoritos. Seu protagonista (que guarda alguns traços em comum com o autor; eu pelo menos achei...) acorda todos os dias para uma realidade diferente, em universos diferentes e – mais complexo ainda – nos quais habita um corpo diferente do anterior. Só que a história não se limita ao personagem: ele se movimenta em meio a uma trama que mistura aventura, política e crítica social numa narrativa ágil e super bem amarrada. O desfecho? Um sopro de alento, uma declaração de amor à vida. O livro me fez tão bem que eu até vou reler, para entrar 2020 com o pé direito, e o mesmo recomendo a todos vocês.




De Ferro e de Sal, de Simone Saueressig

Sou suspeita para recomendar este livro, já que além de amiga da autora sou uma grande fã, mas vamos lá: aqui Simone Saueressig dá (mais) um show de construção de universo.  As regiões com seus costumes diferenciados, a vida na cidade, a guilda dos ferreiros, o povo mágico que vive no entorno -- tudo é habilmente forjado neste livro de fantasia dark com sabor de crônica medieval. Um aviso deve ser dado: como outras obras de Simone, esta começa parecendo meio juvenil, com personagens adolescentes, mas depois a trama e a narrativa se adensam, de modo que o leitor deve estar preparado para cenas fortes e grandes emoções.




Matando Gigantes, de Claudia Dugim

Claudia Dugim é uma das vozes mais originais da fantasia e da FC brasileiras, e este livro não fugiu à regra. A história se passa dentro de um veículo espacial, habitado por seres humanos de diversas etnias e por uma colônia de minúsculos humanoides, que lembram muito vaga-lumes, também com muita diversidade entre si. Estranhos e sangrentos assassinatos entre os primeiros marcam o início dos contatos entre os grupos e uma série de conflitos internos pelo poder, que irão causar uma verdadeira sacudida no status quo. Tive o prazer de ler esse livro em primeira mão – na verdade fui a revisora – e tenho certeza de que irá agradar em cheio a quem busca uma ficção científica mais focada em questões sociais, com narrativa e personagens bem distantes do lugar comum.



A Imensidão Íntima dos Carneiros, de Marcelo Maluf

Esta é uma sensível história familiar, passada entre as montanhas do Líbano, décadas atrás, e o Brasil contemporâneo, onde um jovem busca renconstruir a história do avô que não chegou a conhecer. O carneiro, aqui, aparece como símbolo da solidão e do sacrifício, bem como da ancestralidade; foi ela que me atraiu para o livro, do qual acabei por gostar mais pela delicadeza e a poesia da prosa do que, propriamente, pela história. Ainda assim, um dos nacionais que mais gostei de ler em 2019, e o primeiro que leio do autor. Certamente procurarei por outros.




Assim na Terra como Embaixo da Terra, de Ana Paula Maia

Outra autora de que sou fã (porém não a conheço pessoalmente). Este é um livro que traz as marcas da escrita de Ana Paula – é duro, cru, visceral --, mas não se passa num local de trabalho e sim numa colônia penal onde, mais que o encarceramento, o que a todos assombra e oprime é a crescente loucura do diretor. A tensão cresce página a página, e a gente se vê torcendo para que determinados personagens fiquem bem, embora muito pouco seja dito sobre eles. No fim, um gancho inesperado para outras obras da autora – pelas quais, se lerem qualquer uma delas, vocês se sentirão imediatamente atraídos.

***

Então, pessoal... Esses foram os meus favoritos, de autores brasileiros. Antes do fim do ano ainda posto os estrangeiros. Por ora, queria saber se já leram algum destes, se têm vontade de ler, se conhecem os autores... Também quero saber o que recomendam em termos de livros nacionais. 

Deixem seus comentários!

Abraços a todos, e até breve!



2 comentários:

Danny Marks disse...

Boas dicas de leitura. Fiquei interessado em alguns, já estou lendo o Matando Gigantes da Claudia Dugim, sempre bom ver os talentos brasileiros conquistando espaços.

Claudia Du disse...

Gostei da dica e muito feliz por estar entre escritores tão interessantes. Já li Extemporâneo e concordo que é excelente. Jà estava com vontade de ler A Imensidão Íntima dos Carneiros e agora deu comichão.