segunda-feira, dezembro 10, 2018

Leituras de 2018: Nacionais

Pessoas Queridas,

Fiquei em dúvida sobre publicar a lista de minhas leituras favoritas este ano. Não são resenhas, não se referem (ou nem sempre) a livros novos pra ficar de olho... não têm muito critério, realmente, só aquilo que li e gostei. Mas como é uma tradição de muitos anos, e os consultados foram unânimes ao dizer que eu deveria mantê-la... Aqui vão, sem ordem de preferência, os livros que mais me agradaram ao longo de 2018, começando pelos nacionais.



O Infinito no Meio, de Priscilla Matsumoto. Esta é a história de Cecília, uma moça que vive numa espécie de “dimensão à parte” do mundo real, chamada por ela de Infinito no Meio e compartilhada com espíritos, vampiros e outros seres incorpóreos. É um espaço, mas na verdade corresponde a um momento: o momento em que Cecília sofreu um grande choque, e que, por assim dizer, a dividiu em duas metades. Um jovem misterioso consegue, enfim, tirá-la de seu isolamento, mas isso a leva a enfrentar outros demônios, mais ameaçadores que os habitantes do Infinito no Meio. Li esse livro de Priscilla de um gole só, assim como li outra obra sua em e-book, Anunciação, que assume um tom mais confessional ao contar a história de uma escritora que lida com seus fantasmas interiores e com sua complicada vida amorosa.




Ninguém Nasce Herói, de Eric Novello. Parece que o autor estava adivinhando o que viria ao escrever essa história passada num Brasil distópico, governado por uma teocracia que persegue opositores e, principalmente, integrantes de minorias. Chuvisco, o protagonista, tem um “herói interior” que se manifesta de forma surpreendente, conferindo maior profundidade ao personagem e um sabor agridoce a todo o texto. Mais uma boa fantasia urbana de Eric Novello.



A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha. Um livro delicioso, ambientado no Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1970. Casada com o “certinho” Antenor, mãe de duas crianças e irmã da transgressora Guida, Eurídice é uma dona de casa cuja personalidade vai emergindo através de pequenos atos de rebeldia e de tomada de posição. É tanto uma história familiar quanto uma crônica de costumes, que eu imagino vá agradar a leitores de Machado de Assis, Marques Rebelo e Lygia Fagundes Telles. Curti tanto que até já comprei mais um livro da autora, Nunca Houve um Castelo.



Vikings: Berserker, de Eduardo Massami Kasse. Depois de cinco volumes, muitos contos e agora duas HQs da série Tempos de Sangue, foi muito legal ver o Eduardo mergulhar mais profundamente no mundo viking, o que aliás ele já tinha feito no seu conto “Sacrifício”, na coletânea Medieval. Berserker é a história de um grupo de jovens que se faz ao mar em busca de fama e fortuna – na melhor tradição viking – e vive uma aventura cheia de emoção, perigo, sexo, sangue e sujeira – na melhor tradição de Eduardo Kasse. Vale a pena conferir esse lançamento da Bienal 2018!



Araruama, de Ian Fraser. Não há muito como descrever esse livro independente, que conta a história de vários jovens num continente sul-americano reinventado, cheio de tradições e mistérios. Sei que, apesar de ter visto algumas falhas de revisão, alguns trechos que se beneficiariam de uma edição melhor, o texto me prendeu do início ao fim. Ou talvez o universo criado pelo Ian e os personagens às vezes heroicos, às vezes trágicos, sempre indiscutivelmente humanos, mesmo que um deles tenha orelhas de onça. Em breve sairá o livro 2 e eu quero muito ler para saber o que acontecerá com seus jovens protagonistas.

*****

Além desses livros, menciono também alguns trabalhos mais curtos que chamaram minha atenção. Diogo Andrade publicou a novela A Canção dos Shenlongs, prelúdio a um texto mais longo que eu espero com antecipação, porque a escrita e a construção de universo são de primeira linha. Karen Alvares, Camila Fernandes, Sheila Lima Wing, Cristiano Konno continuam a publicar excelentes contos curtos. Claudia Dugim nos brindou com Volte Para o Seu Lar, um conto sobre duendes e uma cidade cheia de doçuras apenas aparentes, e com os textos de Rede Vermelha Sobre o Oceano de Merda, um dos quais eu já vou favoritando para o Prêmio Argos 2019. Por fim: não li ainda a coletânea, que saiu sob o título O Auto da Maga Josefa, mas o conto que eu já conhecia de Paola Lima Siviero, ambientado no agreste e protagonizado por Josefa e Toninho, me faz ter certeza de que vale a pena adquirir o e-book.

*****

Bom, Pessoas... É isso. Espero que curtam as dicas. Logo logo eu volto, compartilhando as leituras de obras estrangeiras.

Até lá!

Nenhum comentário: