quarta-feira, dezembro 09, 2015

Leituras de 2015: Preâmbulos e Estatísticas



Pessoas Queridas,

Fim do ano se aproxima e, como já é de praxe na Estante Mágica, vou escrever alguns posts sobre minhas leituras deste ano.

Eu li muita coisa em e-book, e em muitos casos foram contos publicados em separado, que não tenho como contabilizar entre os livros lidos. Também não contei as HQs. O que sobrou deu um total de 81 livros lidos (entre volumes físicos e e-books), distribuídos pelas seguintes nacionalidades:

- 38 brasileiros
- 25 norte-americanos
- 06 ingleses
- 04 indianos
- 01 de um de cada um destes países: Portugal, Bélgica, País de Gales, Suécia, França, Japão, Rússia e Argélia.

Como viram, os brasileiros dominaram as leituras de 2015, e a maior parte da Literatura Fantástica foi colhida na seara nacional. Muitos dos estrangeiros que li do gênero foram volumes subsequentes de séries para jovens ou jovens adultos que eu já tinha iniciado (e em alguns casos indicado) em 2014, como a "Wereworld" e a Trilogia Grisha, por isso não os citei aqui.

Assim, cheguei a uma seleção de 17. Cinco brasucas, cinco estrangeiros e sete de uma "categoria mista" que vai ter duas HQs, duas coletâneas, dois YA e um único livro de não-ficção, que eu realmente recomendo a todo mundo. As postagens começam na sexta-feira, espero que vocês participem, opinem e deixem suas próprias sugestões!

Abraços pra vocês!

....

Ilustração: "A Quiet Half Hour", de Lionel Charles Henley - 1876

Nenhum comentário: