terça-feira, dezembro 12, 2006

Top Books 2006 (parte 1)

Olá, Pessoas,

Tudo bem?

Não posso iniciar este post sem agradecer a todos que, lendo os dois anteriores, deixaram aqui suas palavras de carinho e incentivo. Tanto a Ana-Escritora como a Ana-Mãe as receberam e guardaram no fundo do coração, onde elas ficaram para ajudar na construção de uma Ana-Ser cada vez mais forte e serena. Muito obrigada!

Passada a tempestade - essa, pelo menos - e com Dezembro a meio, já comecei a fazer a minha "lista de decisões para o ano que vem". Como sempre, ela inclui dar mais atenção à Estante Mágica e aos amigos que a freqüentam... e, como sempre, eu suspeito de que não conseguirei ser tão assídua como gostaria. Mas juro que é por falta de tempo e não de vontade.

Agora, para dar início à contagem regressiva, vou cumprir uma tradição deste blog, que é publicar a lista dos melhores livros lidos ao longo do ano. Já fiz listas de 15 e de 20 livros, mas desta vez ela vai ser um pouco maior, visto que tive a sorte de me deparar com excelentes obras, de vários gêneros, em 2006. Aqui vai a primeira leva:

Obras de Ficção (parte 1):

Flor da Neve e o Leque Secreto, de Lisa See. Ambientada na China do século XIX, esta é a história de duas amigas que se correspondem, ao longo de toda a vida, através de uma escrita conhecida apenas pelas mulheres. Um livro bem-escrito, delicado e muitas vezes tocante, com todas as ambigüidades que encontramos ao nos aventurar pela cultura e pelos costumes orientais.

O Paraíso na Outra Esquina, de Mario Vargas-Llosa. Numa de suas obras mais inspiradas ("Tia Júlia" ainda é minha favorita!), Vargas-Llosa entrelaça duas biografias: a de Flora Tristán, pioneira na luta pela igualdade entre homens e mulheres, e a de seu neto, o genial, rebelde e freqüentemente azarado Paul Gauguin. Vale a pena ler.

O Mestre das Iluminuras, de Brenda Rickman Vantrease. Na Inglaterra feudal, Finn, um talentoso pintor galês, arrisca a liberdade (e a vida) para ilustrar a versão inglesa da Bíblia, escrita por John Wycliffe. Por trás dele, um panorama historicamente bem-construído serve de cenário para uma história sem grandes surpresas, mas muito bem-contada.

Na Trilha de Lagoa Santa, de Henrik Stangerup. Biografia romanceada de Peter Lund, o cientista dinamarquês que, em meados do século XIX, se radicou no interior do Brasil, onde viria a descobrir ossadas humanas de mais de 20 mil anos. Para os amantes da Paleontologia, da Arqueologia... e os que gostam de uma boa narrativa.

Estrela de Ana Brasila, de Maria Guimarães Sampaio. História de uma família mestiça - brancos, negros e índios - que, ao longo de gerações, constrói um verdadeiro império no interior da Bahia. A linguagem, não apenas dos personagens mas da narradora, é reproduzida de maneira surpreendentemente natural, envolvendo o leitor da primeira à última palavra. Imperdível.

.....

E aí? Bem eclético, não?

Espero que estas sugestões lhes sejam úteis. Semana que vem tem mais!

Abraços a todos,

Ana Lúcia

Nenhum comentário: