segunda-feira, junho 20, 2005

Fadas, Bichos e Bons Amigos... em Bom Jesus!

Oi, Pessoas! Tudo bem?

Mais uma longa ausência. E mais um longo tempo sem visitas. Chato...! Mas, como eu já disse, isso se deve principalmente à greve, que me deixou sem possibilidade de ler e comentar os blogs amigos e que, de certa forma, me "enclausurou" um pouco, aqui com os meus alfarrábios. Também uma certa falta de inspiração e, vamos admitir, uma preguicinha que não dá para espantar... Quem de nós não tem um pouquinho de Macunaíma?

Agora, este fim de semana eu fiz de tudo, menos descansar. E olhem que fui para um lugar muito bom para isso: Bom Jesus de Itabapoana, uma cidade de cerca de 40.000 habitantes no Norte Fluminense. Lá vivem dois amigos muito queridos, a Paula e o Alex, e também um animador cultural digno desse nome, Pedro Salim Júnior, cujas crônicas vocês podem conferir aqui. Através da Paula, a quem eu havia consultado sobre a possibilidade de dar um curso sobre os contos de fadas em Bom Jesus, cheguei até o Pedro, que se interessou e levou à idéia à Coordenadoria de Ensino da região. Um CIEP de Bom Jesus cedeu o espaço, as escolas de vários distritos foram convidadas e, por fim, realizamos o curso, no último dia 18. E... que curso!

Até hoje, felizmente, os responsáveis por todos os lugares em que dei aulas, fiz palestras ou lançamentos me receberam muito bem, mas o pessoal de Bom Jesus se superou. Na biblioteca onde aconteceu o evento, além de café e biscoitinhos, havia música antiga nos intervalos... e uma decoração especial, com o meu nome e o título do curso inscrita em cartolinas coloridas, recortadas como brasões medievais! Já pensaram que barato?

Quanto ao número de alunos, uma ótima surpresa. No Rio costumo ter 10, 12 pessoas inscritas em cada edição do curso (mais que isso só na Casa da Leitura), mas em Bom Jesus foram 35, vindas especialmente de outros distritos e até municípios, como Itaperuna, para saber mais sobre contos de fadas. Segundo elas, a oferta de cursos e oficinas desse tipo é muito pequena por lá, por isso todos se inscrevem quando têm chance. É... Acho que vou mesmo investir naquela minha idéia de buscar espaços no interior, ainda mais quando tiver a sorte de contar com um organizador como o Pedro e com a hospitalidade de amigos como o Alex e a Paula. Amantes de animais, eles acolhem todo bichinho que aparece por lá, e acolheram a gente também, mesmo sabendo que os cães Boris e Brutus, o coelho Tambor e os cinco gatos não teriam sossego nas "garras"da Luciana. E, com as mil e uma coisas que tinham a fazer, a Paula ainda achou tempo para ir conosco a uma mata próxima, para que a Lulu visse mais uma vez os macaquinhos-prego que moram lá. Realmente... foi um fim de semana animal!

E agora... Agora, de volta a Nicty City e à greve. Realmente, não sei quando vai terminar, nem se, quando finalmente voltarmos ao trabalho, algo terá mudado. Mas uma coisa eu garanto: não estive parada todo esse tempo, nem pretendo ficar. Afinal, se eu passasse todo esse período sem BN vendo a Sessão da Tarde, como alguns de meus colegas disseram que fariam, o que seria da Literatura nacional?

Abraços a todos,

Até a próxima!

Ana Lúcia

Nenhum comentário: