segunda-feira, junho 25, 2012

Salamandras: Resultado da Promoção Bestiário



O nome salamandra se aplica tanto a uma criatura mítica quanto a uma real. As características de ambas se confundem, inclusive no que se refere ao mito segundo o qual as salamandras são imunes ao fogo. Na verdade, esses anfíbios gostam de dormir em lugares quentes, e muitas vezes elegem pilhas de lenha e restos de fogueiras ou lareiras. Aceso o fogo, a salamandra é vista surgindo em meio às primeiras labaredas e fugindo dali, razão que se somou às suas manchas amareladas ou avermelhadas para dar origem ao mito.

Plínio, em sua História Natural, afirmou que as salamandras eram tão frias ao ponto de extinguir as chamas, enquanto o alquimista Paracelso as relacionou aos elementais do fogo. Essa associação perdura até hoje entre os adeptos de algumas vertentes das Ciências Ocultas. Já na Literatura, a salamandra é citada por Shakespeare em sua peça Henry IV e, mais recentemente, por Ray Bradbury em Fahrenheit 451, que faz da salamandra um dos símbolos dos queimadores de livros.

...

E por que falei em salamandras? Ora, para avisar a vocês que a Tânia Souza foi a vencedora da promoção do Bestiário, sugerindo esse animalzinho que, com certeza, se prestaria a um belo e intrigante conto de fantasia. Não garanto que ele irá figurar no próximo volume, mas foi para a lista, sem dúvida alguma! E o poema de Quintana para um dos meus caderninhos!

Querida Tânia, entre em contato para me enviar seu endereço. E aos demais participantes agradeço as sugestões, informando que alguns dos animais sugeridos já estavam cotados e possivelmente irão aparecer numa das próximas edições do Bestiário.

Abraços e até breve!

Um comentário:

Tânia Souza disse...

Ah, super feliz, muito obrigada Ana. Salamandras me dão sorte ^^