terça-feira, dezembro 31, 2013

Retrospectiva: Meu Ano Literário




Pessoas Queridas,

O novo ano está batendo à porta, e em meio aos planos e resoluções para o futuro eu resolvi olhar pra trás e ver o quanto caminhei.

Eu entrei em 2013 com um conto longo pela metade e o concluí nos primeiros dias de janeiro. O mesmo acontecerá este ano, ao que parece. Sem contabilizar essas páginas, nem as que escrevi para a nova versão do meu próximo livro - umas 50, sem exagero -, eu produzi cerca de 130 páginas de texto literário, entre contos, microcontos e a metade final de uma novela.

Dito assim não parece muito, mas na verdade até que é uma quantidade considerável de texto, ainda mais porque a produção não ficou por aí. Ao longo do ano, escrevi cerca de 30 posts não-literários  para  blogs; um prefácio; um posfácio; pareceres de 5 leituras críticas; textos de abertura para três mostras de documentos e um artigo para os Anais da Biblioteca Nacional. Isso sem contar as leituras, copidesques e revisões, que também não foram poucas. Não publiquei livro solo, mas co-organizei duas antologias ("Bestiário : outras criaturas", da Ornitorrinco, e "Meu amor é um sobrevivente", da Draco) e tive o prazer de ver lançada a coletânea arturiana "Excalibur", também da Draco, a primeira cuja organização foi minha inteira responsabilidade.

Quanto a leituras, supondo que eu termine ainda este ano o livro que comecei ontem, serão ao todo 133 obras, incluindo quadrinhos em formato grande (só os álbuns, tipo "Piteco - Ingá"). Artigos, impressos ou lidos na rede, e contos online é impossível contabilizar, mas também foram muitos, embora não tantos quanto eu gostaria para me inteirar de tudo que está acontecendo, especialmente em termos de Literatura Fantástica.

Neste ponto, alguém já deve estar pensando: "mas isso não é grande coisa, eu li/escrevi/publiquei bem mais"... É verdade, há quem tenha sido muito mais produtivo, e fico feliz por eles; isto não é uma competição. Também não é para fazer um auto-elogio ou coisa do tipo. Na verdade, o que escrevo aqui é como que a impressão do mapa do que foi o meu ano, do caminho que meu trabalho está seguindo ou, se preferirem, do registro do meu progresso - que talvez não tenha sido tão grande, é verdade, mas já serve para me animar.

Sim, eu queria ter feito mais, porém fiz o melhor que pude e já colhi alguns frutos do meu trabalho. E, principalmente, plantei para colher ainda mais ao longo dos próximos tempos.

Espero que continuemos juntos, em 2014 e por muitos anos ainda, partilhando nossas colheitas, nossas histórias, nossas experiências.

Até breve!

Nenhum comentário: