quinta-feira, janeiro 30, 2014

Abençoadas Pipocas


Todas as manhãs, minha empregada escuta o Padre falar no rádio. Não presto atenção, mas, de tanto passar para cá e para lá, já sei mais ou menos qual o teor do programa.

 Pelo que entendi, o Padre pede a seus ouvintes que deixem uma garrafa d´água perto do rádio, e essa água será abençoada por meio de sua oração. Isso é uma coisa que já vi entre os  kardecistas: eles dão “passes” sobre a água e a deixam energizada. Tudo dentro de uma tradição muito antiga, pois a água é fonte da vida, abençoada antes de tudo pela natureza. E é claro que os sacerdotes usaram isso em seus rituais, desde os primeiros xamãs ao Padre que fala no rádio.

Pois bem: hoje minha empregada me disse que ele também abençoa o sal. Eu nunca vi isso acontecer, mas ela põe o nosso saleiro perto do rádio, o que faz todo sentido, pois o sal também tem significados muito fortes: é o alimento do espírito (“sal da terra”, lembram?) e um símbolo de hospitalidade. Não sei se o Padre explicou isso aos ouvintes, mas sei que a moça seguiu as instruções, do mesmo jeito que faz com a água.

Quando ela me disse isso, minha reação foi brincar e dizer que ia me lembrar do Padre toda vez que usasse o saleiro; que íamos comer pipoca benta.  Mas na verdade, independentemente da oração – que eu acredito ser bem-intencionada e que, se bem não fizer, mal também não fará –, minha empregada espera atrair coisas boas não apenas para ela, mas também para minha família. Afinal, é a nossa casa, a nossa água, o nosso sal. Sobretudo o sal, raramente usado a não ser para fazer pipocas no final de semana, quando ela não está. Assim, as bênçãos são mesmo para nós... ou pelo menos o desejo de que sejamos abençoados.

E diante disso, mesmo não sendo religiosa, mesmo não dando muita bola para o tal Padre, não posso deixar de apreciar a magia simpática praticada sob o meu teto. Quem não?

Um comentário:

Astreya disse...

♥ - Ana, você tem uma sensibilidade para transformar esses acontecimentos do cotidiano em lindas crônicas! Adorei! Obrigada.