terça-feira, maio 17, 2022

Os Pilares de Melkart: resultado da campanha e metas extras


 

Pessoas Queridas, 

Campanha concluída, últimos apoios computados, venho deixar algumas palavras sobre o que foi essa recente experiência no Catarse. As primeiras, claro, são de agradecimento! Não apenas 145 pessoas (além de mim) apoiaram o livro como dezenas de amigos ajudaram de outras maneiras, com divulgação, boca a boca, cessão de espaço em seus canais de comunicação e até a doação de seu próprio tempo e talento. Fico muito grata a Carol Mancini, que narrou um trecho do livro com sua bela voz, a Nilo Nobre, que fez a arte comemorativa dos 100%, e a Mara Sop, que criou várias artes e vídeos para incrementar a campanha. Também agradeço a meus editores, Erick Sama e Raphael Fernandes, por tudo que envolveu e ainda envolverá a empreitada. Sim, porque este foi apenas o fim de uma fase: ainda é preciso concluir a edição dos livros, produzir as metas extras, imprimir, embalar, enviar tudo para os apoiadores... ufa! Mas podem ter certeza, o Tesouro do Dragão vai chegar direitinho às suas mãos!

Talvez por seu tema não ser tão universal como os duendes e, principalmente, os contos de fadas que ofereci nas campanhas anteriores -- ao que se soma o fato de eu não estar acompanhada por autores incríveis, como das outras vezes --, "Os Pilares de Melkart" demorou um pouco mais para decolar. No fim, porém, a campanha ganhou fôlego e conseguiu atingir quatro de suas metas extras. Os apoiadores não apenas irão receber o livro, acompanhados de marcador e postal exclusivos, mas também dois e-books com novelas inéditas, no mesmo universo dos "Pilares", totalizando cerca de 33.000 palavras extras (equivalentes a um livro de pelo menos 100 páginas). Claro que eu adoraria ter chegado às metas seguintes, mas ter as novelas em e-book também é legal, porque depois elas ficarão disponíveis na Amazon e no site da Draco. Serão um produto de valor mais acessível que, se apreciado, pode conquistar mais leitores para o universo de Balthazar e Lísias.

Por falar em universo... Esse era o ponto em que eu queria chegar. "Os Pilares de Melkart" traz histórias originais de fantasia, com ênfase na aventura; mas para criá-las eu pesquisei muito, li muito e recordei mitos e lendas que me fascinaram desde a infância. Aprofundei isso ainda mais durante a campanha, fazendo posts, escrevendo conteúdos, participando de lives. E como isso é bem mais espontâneo do que escrever ficção -- nesta, por mais que se use o coração, também entra a técnica, a gente revisa e reescreve antes de mostrar --, a campanha mexeu bastante comigo. Me fez revisitar histórias, refletir sobre episódios da minha vida e ressignificá-los, me conduziu numa odisseia em que, felizmente, nunca estive sozinha. Amigos e leitores me acompanharam -- e agora, repassando os posts da campanha e suas interações, mais uma vez confirmo o quanto eles foram constantes e generosos. 

Se eu queria ter atingido um público ainda maior? Claro que sim. Se estou feliz com o que conquistei?  Sem dúvida alguma. Desde o início eu soube que os trabalhos de um escritor não são nada fáceis e que a maioria de nós avança passo a passo, grão a grão, gota a gota. O importante é a gente não se sentir como Atlas ou Sísifo, e sim como Héracles, que luta, rala, passa perrengue, mas sai vitorioso no fim. 

É essa a vibe do Balthazar, foi isso que a campanha me fez sentir, graças ao apoio de vocês.

Obrigada por estar comigo nessa jornada!

6 comentários:

Fantasticursos disse...

Parabéns por mais esta conquista que, como tal, vem sempre com muita luta e paixão.

Ana disse...

Muito obrigada por todo o apoio que você nos dá, em muitos sentidos!

Unknown disse...

Tua vitória é um pouco nossa. Sinto-me vingado por ver um empreendimento germinar num solo tão estéril quanto a Bolsonarolândia. Dá esperança.Ass Klaus

Anônimo disse...

Muito obrigada!

mushi disse...

Queria ter podido ajudar mais pra ter ido mais longe, mas achei ótima a evolução da campanha e espero ver mais outras no futuro =D

Ana disse...

Seu apoio ajudou e ajuda muito. Sua amizade ainda mais!