Não lembro muito bem, mas creio que deve ter sido na primeira vez que visitei Porto Alegre com o então namorado João. Curiosamente, apesar de sermos do Rio, sem raízes gaúchas, nós dois curtíamos música nativista, e nessa viagem fomos assistir a um show do cantor João Chagas Leite. Nessa ocasião ouvi a linda canção Ave Sonora, ainda mais linda por homenagear um dos meus poetas favoritos, Mário Quintana – que foi jornalista, traduziu mais de cem livros, viveu solitário pela maior parte da vida e morreu na pobreza. Concorreu três vezes a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, mas, apesar dos muitos poemas e muitos prêmios – inclusive da própria ABL --, nunca foi eleito. Razões alheias à magnitude da obra, como diz a letra de “Ave Sonora”, da autoria de Gilvan Retamoso Palma:
Ave sonora, saiba que agora
Não há censura nem linha dura pr'esta passeada
Ave sonora, vamos embora
Que a academia é só mania de quem tem plata
Que a academia é só mania de quem tem plata
Seja como for, hoje faz 23 anos que Mário Quintana se foi para o céu dos anjos e dos cata-ventos. Já o homenageei, anos atrás, com um poema que me recorda os saltimbancos de Athelgard, agora deixo aqui a canção dos conterrâneos e ainda um dos meus poemas favoritos. Conhecido, lá em casa, como o "Poema da Cabrinha".
A Canção da Menina e Moça
Uma paisagem com um só coqueiro.
Cabrinha que sobes o monte pedrento.
Só, contra as nuvens.
Será teu esposo o vento?
O meu esposo há de cheirar a tronco,
Como eu cheiro a flor.
Um coração não cabe num só peito:
Amor... Amor...
Uma paisagem com um só coqueiro...
Uma igrejinha com uma torre só...
Sem companheira... Sem companheiro...
Ó dor!
O meu esposo há de cheirar a tronco,
Como eu cheiro... como eu cheiro
A amor...
3 comentários:
Sou a Salete Retamoso Palma, irmã do Gilvan, confesso que ao chegar aqui na tua mágina, fiquei muito emocionada com esta homenagem tanto ao grande poeta Mário Quintana e meu irmão amado, querido e poeta Gilvan Retamoso Palma!!!!! GRATIDÃO!!!!
Gostaria muito de poder compartilhar este texto seu, você me sederia, me permitiria??? Seria um honra!!!
Fui colega do Gilvan no Cesec Santo Ângelo
Postar um comentário