Ano quase no fim, venho compartilhar os títulos nacionais que mais me agradaram este ano. Ficaram de fora contos soltos, coletâneas de mais de um autor e HQs, bem como livros de pegada mais juvenil, que tiveram um post próprio.
Era para ser um Top 5, mas, pesando tudo cuidadosamente, não tive como tirar um título desta lista sem sentir que estava cometendo uma injustiça. Por outro lado, embora tenha curtido outros livros nacionais, os quatro que eu poderia indicar para fazer um "Top 10" ficariam muito aquém destes seis - e, ora, quem disse que todas as listas têm de ser de 10 ou de 5 itens?
´Bora então, por ordem alfabética de título:
Danação, de Marcus Achiles
Uma conhecida criatura do folclore brasileiro ganha vida neste romance histórico que se passa no século XVIII, no interior de São Paulo, O cenário é bem pesquisado, os personagens são muito bem construídos e o ritmo tem poucas quebras. Achiles capricha nas cenas de horror - quem gosta do gênero não deve perder este. Só existe em e-book, até onde sei.
Dias Perfeitos, de Raphael Montes
Que fique claro: eu não gostei da forma como o livro terminou. No entanto, ela foi bem coerente com as atitudes do protagonista, um estudante psicopata; os diálogos são precisos e perfeitos e a narrativa é daquelas que você não consegue largar. Recomendo para os fortes.
Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues, de Eric Novello
Sonho, projeção e realidade se misturam na odisseia de um mago urbano em busca da resolução de um crime e do reencontro consigo mesmo. É um livro muito bem escrito, cheio de referências e de nuances que fazem toda a diferença na trama. Sugiro saborear em pequenas doses, com pausas para refletir e assimilar.
Guerras Eternas, de Eduardo Massami Kasse
Harold, o imortal fanfarrão de O Andarilho das Sombras, e Alessio, o cristão atormentado de Os Deuses Esquecidos, se encontram nesse terceiro livro da série Tempos de Sangue. Enquanto tentam se entender, enfrentam, com outros companheiros, a guerra movida pelo arcebispo de Canterbury e pelos nobres locais, dispostos a varrê-los da face da terra. Um livro vigoroso e empolgante.
Homens e Monstros, de Flávio Medeiros Jr.
As Mil Mortes de César, de Max Mallmann
Tremei, legiões! Desiderius Dolens, o Carniceiro de Bona, está de volta, com todo o seu humor sombrio, seu grande apetite e sua disposição para a briga. É um livro bem escrito e pesquisado, cheio de "Easter Eggs" e uma boa continuação para O Centésimo em Roma. O problema é que me deixou com muita vontade de ler o próximo! :)
.........
Bom, pessoal, estas são minhas recomendações. Imagino que já conheçam alguns desses livros, mas, se não, vale a pena conferi-los.
E vocês, que livros nacionais sugerem? Aguardo suas dicas!
Até breve, e um bom final de ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário