segunda-feira, julho 02, 2012

Minhas Memórias de Leitora - a Retomada



Queridas Pessoas,

Algumas vezes eu tenho dito que a vida me parece seguir em espirais. Não em círculos, que retornam ao mesmo ponto, nem em linha reta, mas em caminhos que, ao mesmo tempo em que avançam, permitem-nos rever em outra perspectiva aquilo que deixamos para trás.

Caminhando pela espiral, vou me deparando com as coisas que fiz, pessoas que conheci e, sobretudo, projetos que evoluíram ou foram deixados de lado. Muitos deles vão continuar como memória, mas outros sinto vontade de retomar, pois ainda são significativos. Esse é o caso das Memórias de Leitora.

Em 2006, comecei a publicar aqui uma série de posts acerca de livros que eu tinha lido antes dos vinte anos. O plano era ir de A a Z, sempre começando pelo nome de um personagem, mas só consegui ir até a letra F. Depois, me ocupei com outras coisas, mas mantive a lista dos personagens de G a Z anotada num caderno, sinal de que pretendia voltar àquilo um dia. E sinto que o momento é propício.

Não que eu pretenda escrever post após post sobre essas memórias. Tenho outros assuntos, outras notícias, e às vezes faltam tempo e inspiração, sem falar que as voltas da espiral às vezes escondem os marcos do caminho. Pode ser que eu avance um pouco e pare de novo sem chegar à letra Z. No entanto, o que prevalece é o espírito do post original: um desejo de partilhar a minha bagagem literária, recorrendo quase exclusivamente à memória para, talvez, me fazer mais próxima de quem me lê. Pois com raríssimas exceções, se é que existem, todo escritor é antes de tudo um leitor. E eu pouco poderia criar se não tivesse tido tantas páginas, tantos mundos abertos diante de mim.

Para quem quiser saber do que veio antes, aqui ficam os links:

A de Ana Terra
B de Bastian
C de Cyrano
D de Doidinho
E de Edmundo, Pituca e Bolachão
F de Frodo (parte 1)
F de Frodo (parte 2)

Talvez haja alguma razão para eu ter me detido em Tolkien e agora retomar essas memórias, bem mais adiante no meu caminho como escritora de fantasia. Mas a lista tem de tudo, como mostrarão os próximos posts da série.

Espero que gostem e que não estranhem a mudança de estilo. Afinal, os textos aí acima datam de 2006, quando eu ainda estava escrevendo... bem, Um Ano e um Dia, a primeira versão. Exatamente o livro que estou reescrevendo agora. O que é mais um ponto a favor da teoria da espiral. ;)

Abraços a todos!

Imagem retirada deste site

3 comentários:

Astreya disse...

Que maravilha, Ana!! Puxa, essa é uma ótima ideia.

Eu estou lendo o meu "Bastian" agora. Acabo de ler o seu texto sobre A História sem Fim e me comoveu muito, porque é bem o que estou sentindo. Chego a chorar lendo o livro, de tanto que me encanta. O filme sempre foi um dos meus favoritos, e para minha vergonha só na faculdade descobri que era um livro! Fiquei doida para ler, mas só agora tive a oportunidade. Nossa, certamente um dos melhores que já li, meu favorito junto com O Senhor dos Anéis.

Espero que sua caminhada em espiral seja sempre muito iluminada e traga sempre esses textos muito lindos para a gente ler :).

Ingrid Silva disse...

Bom, vou ser bem direta... além de estar aqui apreciando seu blog, também estou para fazer-lhe uma proposta.

Uns amigos e eu nos unimos para montar um projeto que ajude na divulgação de nosso trabalho. Há muito que venho observando a individualidade dos escritores amadores e blogueiros, e acho que isso é errado.. rs. Nada melhor que nos unirmos num só grupo e sairmos por ai divulgando a boa literatura.

Acabamos de montar um blog coletivo: http://asurrealidade.blogspot.com.br/

Somos 5 autores no momento, mas queremos mais apoio para fazermos um barulhão por ai...

Usamos o blog para postarmos o que queremos; nosso trabalho literário. E assim o divulgamos com mais força... essa é a ideia básica. No entanto, temos a pretenção de criarmos algo juntos, um novo universo, onde todos que estão conosco contribuirão..

Aqui está o facebook do nosso editor, caso se interesse : http://www.facebook.com/eric.ribeiro.5

Meu email: cdf332@hotmail.com http://www.facebook.com/IngridSilvercraft

Sou autora do ''A www.literata.wordpress.com''

Ficaremos contente caso aceite, caso não tenha interesse, não terá problema... vc é bem-vindo (a) para nos seguir.(palavras de eric ribeiro)

Até mais!!

Palavras Vagabundas disse...

Ana,
li seu post e achei a ideia da ordem alfabetica bem legal. Convivi os últimos meses com a Ana Terra, pois fiz o filme O Tempo e o Vento, sei que sua imaginação foi longe mas se quiser ver como ficou a casa da Ana Terra vá dar um passeio lá em casa.
abs
Jussara