sexta-feira, março 01, 2013

Um Poema de Zitkala-Sa


The voice of the Great Spirit is heard
Into the twittering of birds,
The rippling of mighty waters,
And the sweet breathing of flowers.
If this is Paganism, then at present, at least,
I am a Pagan.
...
Pessoas Queridas,

Não sei se já viram, mas há um lance muito legal rolando no blog Livros de Fantasia. Perguntas sobre meu trabalho, a vida de escritora, Athelgard e muito mais podem ser deixadas lá; eu responderei a todas, e o site premiará com marcadores as que forem consideradas mais interessantes. Espero contar com a participação de vocês.

As respostas serão dadas dentro de alguns dias, mas, como uma das perguntas foi sobre a inspiração para criar Anna de Bryke, veio-me à mente uma autora que li há algum tempo e cujo trabalho me encantou. Ela, Zitkala-Sa, foi de certa forma uma Mestra de Sagas como Anna: transitando entre sua cultura de origem (Dakota Sioux) e a europeia, compilou histórias tradicionais de seu povo, foi co-autora da primeira ópera de temática nativo-americana e teve uma intensa participação na política da época, sempre lutando pelos direitos dos nativos.

Para iniciar o mês de março com o pé direito, deixo, então, esse poema de Zitkala-Sa, que tem a ver também com Anna e diz muito sobre mim. Ou o poema tem a ver comigo e a autora com Anna? Tanto faz. A essa altura acho que todo mundo sabe que Anna de Bryke sou eu. :)

Até a próxima!
...
Imagem: "Great Spirit", tirada daqui.

2 comentários:

Vânia Vidal disse...

oi Ana,

Ainda restavam dúvidas?! Ana e Anna?

beijos,
vânia

Astreya disse...

AAh, eu já sabia, mas quis fazer a pergunta mesmo assim XD